TIPOS DA DENGUE

Vírus da Dengue (rcsb.org). No mundo todo, há quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, D...

Vírus da Dengue (rcsb.org).

No mundo todo, há quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Já foram encontrados no Brasil o tipo 1, 2, 3 e 4 da dengue. O vírus tipo 4 não era registrado no País há 28 anos, mas em 2010 foi relatado em alguns estados, como o Amazonas e Roraima,

A Dengue tipo 4 apresenta um risco para as pessoas já infectadas com o vírus 1, 2 ou 3, que ficam vulneráveis ​​a uma manifestação alternativa da doença. Se houver complicações, poderá levar pessoas já infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.

Formas de apresentação

A Dengue pode se apresentar - clinicamente - de quatro formas diferentes: Dengue Clássica, Infecção Inaparente,  Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Entre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.

Dengue Clássica

A Dengue Clássica é uma forma mais branda da doença e muito semelhante à gripe. Geralmente inicia-se de uma hora para outra e dura entre 5-7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39 ° a 40 ° C), dores de cabeça, fadiga, dores musculares e articulares, mal-estar, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar a  se sentir cansada e indisposta.

Dengue Hemorrágica

A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e é caracterizada por alterações na coagulação do sangue  da pessoa infectada. Inicialmente assemelha-se a Dengue Clássica, porém após o terceiro ou quarto dia da doença, surgem hemorragias devido ao sangramento nos pequenos vasos e órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode causar sangramento nasal, gengival, urinário, gastrointestinal ou uterino.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas da febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode levar a tonturas, queda e choque. Se a doença não é tratada rapidamente, pode levar à morte.

Infecção Inaparente (silenciosa)

A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta sintomas de dengue. A grande maioria das infecções por dengue não apresentam sintomas. Acredita-se que para cada dez pessoas infectadas são apenas um ou duas que adoecem.

Síndrome de Choque da Dengue

Esta é a mais grave apresentação da Dengue e é caracterizada por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa afetada pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como doenças neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas estão: delírio, psicose demência, sonolência, depressão, coma, amnésia, irritabilidade extrema, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Artigos Relacionados

Sinais e Sintomas 3494401089075345147

Postar um comentário

emo-but-icon

Grande Destaque

ZIKA VÍRUS: transmissão, sintomas e tratamento. Existe Cura?

O zika Vírus foi encontrado no Brasil pela primeira vez no final do mês abril por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Rel...

+Acessados

item