COMO EVITAR A DENGUE?!

Métodos Preventivos Evite o acúmulo de água O mosquito Aedes Aegytpi coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável....

Métodos Preventivos


Evite o acúmulo de água

O mosquito Aedes Aegytpi coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso, é aconselhável evitar jogar fora pneus velhos e objetos que possam deixar água parada. Vire as garrafas com o gargalo para baixo e se o seu quintal é favorável à formação de poças de água, procure fazer a secagem completa do local. Também é importante lembrar de lavar regularmente o recipiente de água para animais domésticos e manter fechadas as tampas de caixas d'águas e cisternas.

Use repelente

O uso de repelentes, especialmente em viagens ou em locais com os mosquitos , é um método eficaz para se proteger contra a dengue. Recomenda-se, no entanto, a utilização de produtos industrializados. Repelentes caseiros como andiroba, cravo, erva-cidreira e óleo de soja não têm nenhum grau de repelência forte o suficiente para manter os mosquitos afastados por muito tempo.

Coloque areia nos vasos de plantas

O uso de pratos em vasos de plantas pode causar acúmulo de água. Existem três alternativas: eliminar este prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo impede que o prato se transforme em um local fértil para os mosquitos.

Coloque desinfetante nos ralos

Ralos de pequenas cozinhas e banheiros raramente tornam-se focos para a dengue devido ao uso constante de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. No entanto, alguns ralos são rasos e retêm dentro água parada. Neste caso, o ideal é que seja fechado com uma tela ou higienizado com desinfetante regularmente.

Limpe as calhas

Grandes reservatórios, como caixas d'águas, são os locais mais produtivos de criadouros de dengue, mas as larvas do mosquito pode ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até mesmo estas pequenas poças, calhas e tubulações devem ser verificadas a cada mês, pois havendo um bloqueio ou um leve entupimento já é o suficiente para que surjam criadouros do Aedes aegypti.

Coloque telas nas janelas

Apesar de não sere tão eficazes, pois permanecemos a maior parte do dia fora de nossas casas, colocar telas nas portas e janelas podem ajudar a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o viveiro está localizado dentro da residência. Neste caso, a estratégia não será bem sucedida. Então não se esqueça de que a eliminação de focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.

Lagos caseiros e aquários

Assim como as piscinas, a possibilidade de lagos e aquários domésticos tornarem-se focos de dengue deixando muitas pessoas preocupadas. Mas não se preocupe. Os peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. Então o maior cuidado deve ser dado às piscinas que não são limpas com freqüência.

Esteja atento ao seu lixo

Não despeje resíduos em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim, você garante que elas ficarão desobstruídas, evitando acúmulos e até inundações. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem cobertas.

Artigos Relacionados

Tratamento 1008210185257252332

Postar um comentário

emo-but-icon

Grande Destaque

ZIKA VÍRUS: transmissão, sintomas e tratamento. Existe Cura?

O zika Vírus foi encontrado no Brasil pela primeira vez no final do mês abril por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Rel...

+Acessados

item