TRATAMENTO PARA DENGUE HEMORRÁGICA

Não há tratamento específico para a dengue hemorrágica. É importante apenas tomar bastante líquidos para evitar a desidratação. Se você e...


Não há tratamento específico para a dengue hemorrágica. É importante apenas tomar bastante líquidos para evitar a desidratação. Se você está com dor e febre, um remédio antitérmico pode ser prescrito, como o paracetamol. Em alguns casos, a internação é necessária para a hidratação intravenosa e, em casos graves, o tratamento na unidade de terapia intensiva.

Os pacientes com dengue hemorrágica devem evitar as drogas a base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou que contenham substâncias associadas. Outras drogas anti-inflamatórias não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) também devem ser evitadas. A utilização destes medicamentos podem aumentar o risco de hemorragia. No caso de febre hemorrágica da dengue, outros cuidados podem ser tomados, tais como:

  • A transfusão de sangue ou plaquetas pode corrigir problemas de sangramento;
  • O tratamento assistencial em um ambiente / unidade de cuidados intensivo;
  • A reidratação com fluidos intravenosos para tratar a desidratação;
  • Soro ou eletrólitos intravenosos para corrigir o desequilíbrio de eletrólitos;
  • A terapia de oxigênio para tratar um nível demasiado baixo de oxigênio no sangue.

Expectativas

Com o atendimento precoce e intenso, a maioria dos pacientes se recuperam da febre hemorrágica da dengue. Apesar disso, o quadro clínico pode piorar rapidamente, sem os devidos cuidados, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

As possíveis complicações

Síndrome do choque da dengue é a complicação mais grave da dengue hemorrágica, caracterizada por uma grande queda ou ausência de pressão arterial, acompanhado de inquietação, palidez e perda de consciência. Uma pessoa que sofreu choque devido a dengue pode sofrer várias complicações neurológicas, cardiorrespiratórias, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Além disso, a síndrome do choque da dengue não tratada pode levar à morte.

Outras possíveis complicações de dengue incluem:
  • Sangramentos.
  • A desidratação grave
  • As convulsões febris em crianças pequenas

Artigos Relacionados

Tratamento 5132261839926674752

Postar um comentário

emo-but-icon

Grande Destaque

ZIKA VÍRUS: transmissão, sintomas e tratamento. Existe Cura?

O zika Vírus foi encontrado no Brasil pela primeira vez no final do mês abril por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Rel...

+Acessados

item