ZIKA VÍRUS: transmissão, sintomas e tratamento. Existe Cura?

O zika Vírus foi encontrado no Brasil pela primeira vez no final do mês abril por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Relacionado à mesma família dos vírus da  febre amarela e da dengue, o zika é peculiar do sudeste da Ásia  e de alguns países da África. Veja perguntas e respostas sobre a doença:

Quando foi descoberto?

O  Zika Vírus foi detectado pela primeira vez em 1947 em um macaco rhesus na floresta Zika, em Uganda. A partir da década de 1950, foram apontados casos do zika vírus em humanos em países da Ásia e África. Nos dias atuais, existe também dados de circulação dispersa do vírus na Oceania e casos comprovados foram descobertos em países como Austrália, Canadá, , Itália, Estados Unidos, Japão, e Alemanha.

Como ocorre a transmissão do Zika Vírus?

Da mesma forma como os vírus da dengue e do chikungunya, o zika também é transmitido através do mosquito Aedes aegypti. Assim sendo, a prevenção continua as mesmas regras estipuladas a essas doenças. Todos sabemos que a principal medida a ser tomada é evitar a água parada na qual os mosquitos usam para se reproduzir.

Qual é a diferença entre zika, dengue e chikungunya?

Os vírus da zika, dengue e chikungunya são transmitidos pelo mesmo hospedeiro, o Aedes aegypti, e levam a sintomas similares, como febre e dores musculares. Porém as doenças possuem gravidades variadas, sendo a dengue a mais perigosa de todas.

Chikungunya caracteriza-se basicamente pelas fortes dores nas articulações. Os sintomas permanecem entre 10 e 15 dias, porém as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. Complicações graves e óbito são muito raros.

A Dengue, que pode ser ocasionada por quatro sorotipos distintos do vírus, é caracterizada por falta de ar, dores musculares, febre repentina e moleza. A forma mais grave da doença é caracterizada por hemorragias e pode levar à morte.

Já a febre por Zika Vírus leva a sintomas que se limitam a no máximo 7 dias e não deixa sequelas. Não há registro de casos de morte provocados pela doença.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas da doença provocada pelo zika vírus são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. De acordo a infectologista Rosana Richtmann, a boa notícia é que o zika vírus é muito menos agressivo que o vírus da dengue: não há registro de mortes relacionadas à doença. A evolução é benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias.

Como é o tratamento do Zika Vírus?

Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Conforme informações do Ministério da Saúde, os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias.


O Aedes aegypti pode transmitir mais de uma doença ao mesmo tempo?

De acordo com estudos conduzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é possível que um mosquito transmita dengue e chikungunya ao mesmo tempo a um paciente. Ainda não há estudos, porém, que avaliem a possibilidade de o zika vírus ser transmitido simultaneamente aos outros dois vírus.

Fonte:Bem Estar

Artigos Relacionados

Zika Vírus 3402353878036889816

Postar um comentário

emo-but-icon

Grande Destaque

ZIKA VÍRUS: transmissão, sintomas e tratamento. Existe Cura?

O zika Vírus foi encontrado no Brasil pela primeira vez no final do mês abril por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Rel...

+Acessados

item