10 MITOS SOBRE A DENGUE


Combater aos focos está em um período crucial.
Conheça mais sobre a doença e seus mitos.


Entre janeiro e maio é o período mais crucial para o combate à Dengue. Por volta de 70% dos casos acontecem neste período. Em 2010, esta doença atingiu em torno de 1 milhão de brasileiros. Entre eles, houve 15,5 mil casos graves e 550 mortes. O G1 fez um entrevista com o entomologista Ricardo Lourenço, do instituto Oswaldo Cruz, para descobrir quais são os principais mitos sobre a Dengue!


  1- O risco de gravidade da doença aumenta quanto mais vezes se contrai dengue


Existe uma tendência de um caso ser mais grave quando a pessoa já teve dengue antes, porém isso não é completamente comprovado, nem é igual para todos. Existem casos de manifestações graves da doença e de mortes na primeira infecção.


2- As larvas se desenvolvem principalmente em água limpa

O mosquito escolhe água de aparência limpa: transparente e sem mau cheiro. Entretanto, para combater a doença, é muito importante acabar com qualquer recipiente que acumule água, seja suja limpa ou suja.


3- Ar-condicionado e ventiladores são eficazes contra o mosquito

Temperaturas inferiores de 20°C  podem deixar o mosquito mais “sossegado”. No entanto a medida não é eficiente pois o ar pode não cobrir todo o ambiente de forma igual. O ventilador também não afugenta o mosquito o tempo todo.



4- A dengue é uma doença leve

Como possui um espectro muito grande de sintomas, algumas pessoas acham que a doença pode se resumir a sintomas como dores no corpo e febre. No entanto, a dengue pode se desenvolver de formas graves e podendo levar até à morte.



5- O mosquito Aedes aegypti pica mais nas pernas

O mosquito voa até 50 cm de altura e se guia por moléculas do organismo que ficam junto ao chão por serem mais pesadas que o ar. Porém devemos levar em conta que o mosquito vá picar somente as pernas – uma pessoa deitada é alvo fácil para ele, por exemplo.



6- O mosquito não chega até andares altos

Ocasionalmente, andares mais baixos podem ter mais criadouros pois o mosquito pode chegar naquela casa mais rápido. No entanto, o mosquito pode se espalhar pelas escadas e pelo elevador e chegar a andares mais altos.


7- Secar reservatórios é uma boa medida para combater a dengue

Esvaziar os reservatórios não acabam com os ovos do mosquito, que na maioria dos casos sobrevivem por três meses sem água. Após secar reservatórios e vasos, é muito importante colocá-los em locais onde nunca mais caia água ou, simplesmente, enchê-los com terra.




8- Aplicar repelentes no corpo impede picadas do Aedes aegypti

Os Repelentes são muito importantes durante as epidemias, especialmente quando usados nas partes inferiores do corpo. O método não é 100% eficaz devido a fatores como suor e a durabilidade do produto.



9- Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença



Para transmitir o vírus da dengue, o mosquito Aedes aegypti necessita estar contaminado. E nem sempre todos os que circulam estão.




10- Quem toma vitamina B não é picado

O método não é muito eficaz. A o ingerir a vitamina B pode fazer com que a pessoa elimine moléculas que impedir um pouco a picada, porém o efeito causado não tem o poder de afastar totalmente o mosquito.

Artigos Relacionados

Curiosidades 479197547447593134

Postar um comentário

emo-but-icon

Grande Destaque

ZIKA VÍRUS: transmissão, sintomas e tratamento. Existe Cura?

O zika Vírus foi encontrado no Brasil pela primeira vez no final do mês abril por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Rel...

+Acessados

item